DESCULPAS FREQUENTES

Dormir-No-Sofá-Faz-Mal

Eu não tenho tempo para treinar.

Claro que tem. Uma característica conveniente dos meus métodos de treino é a eficiência em termos de tempo e eu sou a última pessoa a querer fazer perder o seu precioso tempo. Normalmente, uma sessão de treino tem a duração de uma hora e é composta por um  aquecimento dinâmico, instrução técnica, exercícios correctivos, treino de força e retorno à calma. Vamos imaginar que ao longo de um dia (24 horas) você dorme oito horas e trabalha 10 horas. Pelas minhas contas sobram seis horas para completar as 24 em cada dia, se multiplicarmos isto por sete dias da semana ficamos com um total de 42 horas livres. Eu sei que você tem compromissos e outras coisas que fazer mas acha mesmo que não é possível arranjar pelo menos 2-3 horas por semana para treinar?

Estou envergonhado(a) e em má forma.

Não esteja. Eu não conheço ninguém que nunca tenha nada a melhorar. Até os melhores atletas do mundo têm que treinar todos os dias. Lembre-se, uma caminhada curta ou longa começa sempre com o primeiro passo. Não tenha vergonha de querer melhorar, isso é um bom sinal!

Este tipo de treino não é para mim. Eu não sou um atleta. Eu só quero sentir-me bem.

Se você tem um corpo, eu vou tratá-lo como um atleta e vou treiná-lo como tal. Digo-lhe já que não faz sentido treinar de outra maneira, se aquilo que procura são resultados. Pense nisto: quantas pessoas conhece que vão a ginásios e estão sempre igual? Porque motivo gostaria de treinar de uma forma que limita o seu potencial? Não pretende sentir-se melhor e render mais nas suas actividades?

Ouvi dizer que os agachamentos fazem mal aos joelhos.

O agachamento é um dos movimentos mais funcionais que existem e a sua reputação de ser inseguro deriva da forma incorrecta como se faz e da pouca mobilidade da maioria das pessoas. Os agachamentos executados correctamente irão fortalecer os joelhos, ancas, tronco e vão ajudá-lo a prevenir lesões. A melhor forma de arranjar lesões é evitar os movimentos que o nosso corpo foi desenhado para fazer. Eu faço questão de passar o tempo que for necessário ensinando e monitorizando as técnicas correctas de todos os movimentos, para garantir a sua segurança e os melhores beneficios.

Eu não quero levantar pesos porque eu quero ser flexível.

Apesar de muitas provas em contrário, a noção de que força / desenvolvimento muscular e flexibilidade são mutuamente exclusivos, ainda é comum, principalmente entre os dançarinos e outras pessoas que necessitam de níveis elevados de flexibilidade.

Com alongamentos e treino adequado, é muito fácil melhorar a força e a flexibilidade, simultâneamente. Na verdade, estas duas capacidades físicas são sinérgicas na maioria das vezes. Quando se levanta pesos é importante executar esses movimentos na sua máxima amplitude, pelo que se você não tiver a mobilidade suficiente para fazer um movimento bem executado, teremos que trabalhar a mobilidade primeiro que tudo!

Deixe uma Resposta

