PERDA DE PESO

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Correr pode ajudá-la(o) a perder peso?

Sim, sem sombra de dúvida. É necessário? Não, não é.

Em primeiro lugar, se o seu objetivo é perder peso, precisa de criar um défice calórico, ou seja, tem que gastar mais calorias (energia) do que aquelas que consome. Isto significa que a sua prioridade número um deve recair sobre a sua dieta. Por outro lado, também deve ter em conta que o enfoque apenas na dieta não significa necessariamente que vai conseguir ter o corpo que sempre quis ter e que precisa para aumentar a sua capacidade funcional. Uma abordagem muito melhor é concentrar-se na perda de gordura corporal, enquanto promove o aumento de massa muscular, através de um programa de treino físico adequado.

Ao contrário do que muitas pessoas acreditam, o treino de resistência muscular é de longe o tipo de treino mais eficaz para esculpir o seu corpo. Esta é a melhor maneira de aumentar a massa muscular, ao mesmo tempo que queima gordura, e se for realizada em forma de circuito (com pouco tempo de descanso entre cada exercício), este tipo de estímulo vai aumentar a sua frequência cardíaca e queimar muitas calorias não só durante a sessão de treino, mas principalmente nas 24 horas após o treino.

Sim, correr também queima calorias e, portanto, correr também pode ajudá-la(o) a melhorar a composição corporal. A questão é que nem todos os tipos de corrida têm o mesmo efeito. O nosso corpo adapta-se rapidamente à corrida de intensidade moderada, o famoso jogging. Como resultado, ao longo do tempo, o seu metabolismo vai abrandar e a consequência é a queima de menos calorias (e gordura) para a mesma quantidade de esforço. Por outro lado, o treino intervalado (tipo de treino em que se alternam períodos de trabalho de alta intensidade com períodos de recuperação relativamente curtos), devido à constante alteração de estímulo, vai evitar que o seu metabolismo se adapte tão facilmente e tenha que estar sempre alerta para dar resposta às necessidades criadas. Lembre-se: é a intensidade do exercício que faz a diferença (partindo sempre do princípio que é bem feito, como é óbvio).

Ou seja, para obter o maior retorno sobre o seu investimento no treino, faça do treino de resistência metabólico a sua prioridade principal, seguido por treino intervalado. Há certamente outros benefícios para a sua saúde com a corrida, por isso, se você gosta de correr (e se a sua técnica de corrida é boa e se o seu corpo está devidamente preparado em termos de estabilidade, mobilidade e força para aguentar com os milhares de impactos sucessivos dos seus pés no solo), vá em frente e faça uma sessão desse género uma vez por semana.

Mas necessário para perder gordura?

Felizmente não, e aquilo que não falta são outras opções mais interessantes e divertidas.

Até breve!

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